20101026

la critique & l'amitié

Isto é malabarismo complicado.

Já não é a primeira vez que um amigo me pede para eu lhe dizer o que acho de um texto ou de um desenho. Alturas há em que prefiro sorrir e desconversar - porque sim, it's that bad. E apesar de preferir que me digam - a mim - a verdade a doer, eu próprio tenho por vezes dificuldade em fazê-lo. Porque não quero magoar os sentimentos alheios e/ou porque acho que não vale a pena (esta última é a pior das más atitudes, mas há um tempo para tudo, acho. Se eu fosse olhar para os meus peidos "artísticos" de há uns anos atrás seria o crítico mais ruim do mundo). Nessas alturas em que o tacto prevalece prefiro olhar para o positivo e destacá-lo ("tens uma letra muito gira...", "a atitude está lá...") do que dizer a verdade absoluta e arriscar uma atitude que pode ser considerada mais ácida ("os teus textos são cliché atrás de cliché..."; "os teus desenhos têm o nível de um puto de 13 anos em mau...").

A minha honestidade é paralela ao nível de amizade que tenho com a pessoa. Quanto mais amigo sou, mais honesto sou, mais bruto sou. Dizer que as coisas são boas só porque não queres magoar a pessoa, mais do que ficar calado, é que acho mesmo horrível e contra-producente, no mínimo...

Posso ser considerado prepotente nessas alturas. Mas faço sempre um disclaimer: hey, quem sou eu para poder avaliar seja o que for?

PS1: Gawd, os teus desenhos de ossos e caveiras fazem-me lembrar os que fazia no nono ano. E eu não era muito bom.
PS2: Vá lá, quantas vezes vais repetir a palavra "corpo"? E tens mesmo que a utilizar em *todos* os textos que escreves?
PS3: Se vais escrever um blog de críticas, faz com que isso ponha algo novo em cima da mesa... Se não é igual aos 100 000 000 que já existem no mesmo estilo.
PS4: G-r-a-m-á-t-i-c-a. Já ouviste falar?
PS5: Ena. Que bom. Fazes música exactamente igual à que fazias nos anos 90. Que evolutivo.



Pfff.... Desabafo. Feel better already.

2 comentários:

dois coelhos disse...

Às vezes não é fácil dizer quando é mesmo mau. Mas normalmente consigo dizer, não do tipo "Isto está horrível, não vale ponta", mas do tipo podias melhor um bocadinho isto ou aquilo, acho que não foste claro neste aspecto...

(peidos "artísticos" - gostei!)

iLoveMyShoes disse...

LOL eu não tenho esse problema... só mesmo os meus amigos mais próximos me fazem esse tipo de pergunta... e não tenho problema nenhum em expressar a minha opinião... os que são menos amigos... bem... esses deixaram de o ser... LOL